trekking gigantes do nordeste tres diasPicos das Almas e Itobira, Comunidades

Conquiste o Pico das Almas com pernoite no topo e banho no poço do Vale do Queiróz, camping no Pico do Itobira com banho na Cachoeira do Camburú, visita as Comunidades quilombolas e portuguesa e passagem pelos Mirantes do Bittencourt e Junco.

A prestação dos nossos serviços começa na cidade de Rio de Contas
Percurso total de trilha ida e volta: 26 km em três dias
Percurso total de carro ida e volta: 110 km.

Descrição dos roteiros

Dia 01 - Rio de Contas / Fazenda Silvina / Vale do Queiroz / Formações Rochosas / Portal das Almas / Pernoite no Cume
 - Partida de Rio de Contas com transfer até o início da trilha na Fazenda Silvina, a caminhada começa em nível baixo com pequenas subidas e trechos planos, após uma hora de caminhada estaremos no Mirante onde avistaremos o percurso já percorrido, após mais meia hora chegaremos ao Vale do Queiroz com suas formações rochosas únicas em toda a chapada, nesse mesmo vale veremos vários tipos de plantas floridas, atravessaremos uma área de mata e um pequeno riacho, a partir desse ponto começa a subida, são três morros, e o primeiro morro tem trechos encharcados e com lama, após subirmos o primeiro morro pegaremos um trecho plano até chegarmos no Portal das Almas, uma formação rochosa diferente, a caminhada continua com a subida do terceiro morro,  estaremos na base do Pico, é hora de subir o Paredão das Almas, a subida é em escalaminhada até próximo ao topo, e mais 15 minutos chegaremos ao cume. Nosso acampamento será montado no topo, após armar as barracas vamos contemplar o por do sol. A noite o céu fica iluminado pelas estrelas sendo possível ver diversas constelações.
Duração do passeio: todo o dia  - Caminhada ida: 5 horas. 

Dia 02 - Vale do Queiroz / Transfer até o Pico do Itobira / Cachoeira do Camburú / Camping no Pico do Itobira - Levantaremos antes do amanhecer para ver o nascer do sol, em seguida tomaremos o café da manhã e desceremos o Pico com passagem pelo Vale do Queiroz, parada para banho e lanche no poço que há no vale, após o lanche seguiremos caminhando até o carro. Seguiremos agora de carro até a trilha de acesso ao Pico do itobira, num percurso aproximado de uma hora. A caminhada começa com subida do Morro do Itobirinha e após vencermos a subida avistaremos de frente o nosso alvo do dia, em seguida tem uma pequena descida até o riacho, após o riacho seguiremos subindo até a cachoeira do Camburú com parada para banho, após o banho seguiremos caminhando até a base do Pico, e após mais 40 minutos chegaremos ao cume. Faremos a montagem do nosso acampamento no topo e após vamos ver o belo por do sol. O local nos oferece bela vista das montanhas próximas e em das de céu limpo poderemos ver as montanhas mais distantes. A noite poderemos ver um belo céu estrelado.
Duração do passeio: todo o dia  - Caminhada ida: 9 horas - Percurso de carro ida - 26. 

Dia 03 - Nascer do Sol / Cachoeira do Camburú / Comunidades Quilombolas e portuguesa / Mirante do Bittencourt / Ponte do Coronel / Mirante do Junco - Acordaremos ao amanhecer para registrar o nascer do sol, depois tomaremos um café quente nas alturas, chega a hora de baixar o acampamento e descer a montanha, passaremos pela Cachoeira do Camburú com parada para banho e asseio, caminhada até o carro. Seguiremos de carro até a comuidade portuguesa de Mato Grosso, fundada em 1.718, seguiremos até o Mirante Bittencourt com belíssima vista a 1.600 metros de altitude, depois voltaremos para a comunidade com parada para lanche e almoço na vila, depois seguiremos para a Ponte do Coronel com banho no local, após o banho faremos uma visita as vilas quilombolas de Bananal e Barra, primeiros núcleos de povoamento da chapada fundados por escravos fugidos, após visita as comunidades seguiremos para o Mirante do Junco local onde pegaremos o por do sol e volta para a sede.
Duração do passeio: 10 horas  - Caminhada ida: 4 horas. 

  • Veja nossas dicas de trekking, clique aqui
  • Clique aqui e veja a nossa checklist com o que levar e usar.
  • O tempo de duração dos passeios pode variar para mais ou para menos, depende do condicionamento físico de cada um

Visite-nos no Instagram

Visite-nos no Facebook