Trekking de dois dias com acampamento no Pico do Itobira, fantástico nascer do sol. No segundo dia tem visita a vila portuguesa de Mato Grosso, a mais elevada do nordeste, e as Comunidades quilombolas de Bananal e Barra, banho na Ponte do Coronel.
A prestação dos nossos serviços começa na cidade de Rio de Contas
Percurso total de trilha ida e volta: 12 km em dois dias
Percurso total de carro ida e volta: 65km
Descrição dos roteiros
Dia 01 - Rio de Contas / Morro do Itobirinha / Cachoeira do Camburú / Camping no Topo - Seguiremos de carro por mais de uma hora até o início da trilha, a caminhada começa com subida lateral do Pico do Itobirinha, após a subida inicial avistaremos o Pico do Itobira a nossa frente, em seguida faremos uma descida tranqüila até o córrego do Itobirinha, pegaremos uma subida leve até o Riacho do Camburú, seguiremos contornando o pico até chegarmos as costas do mesmo, parada para abastecer os cantis e em seguida iremos até o topo onde faremos a montagem do nosso acampamento, e logo após contemplaremos o belo por do sol, e a noite faremos um delicioso jantar nas alturas. Do alto teremos uma vista completa de toda a região próxima e montanhas mais distantes.
Duração do passeio: Todo o dia - Caminhada ida: 4 horas.
Dia 02 - Nascer do Sol / Cachoeira do Camburú / Comunidades / Mirante Bittrencourt / Ponte do Coronel / Mirante do Junco - Acordaremos bem cedo para registrar o belíssimo nascer do sol, em seguida tomaremos o nosso café da manhã, e descida do Pico com caminhada até a Cachoeira do Camburú com parada para banho e asseio, depois seguiremos andando até o carro, Seguiremos agora de carro até a vila portuguesa de Mato Grosso, a primeira fundada oficialmente na chapada, na comunidade visitaremos o Mirante do Bittencourt a 1.600 metros e com vista fantástica a 360 graus para as maiores montanhas do nordeste, depois pegaremos o caminho de volta com passagem pela Ponte do Coronel para mais um banho, em seguida visitaremos as comunidades quilombolas de Barra e Bananal, os dois primeiros núcleos de povoamento da chapada iniciados em 1.687. Após visita as comunidades seguremos até o Mirante do Junco a 1.200 metros onde registraremos o por do sol e volta para a sede.
Duração do passeio: o dia todo - Caminhada volta: 4 horas.